Franquia sem royalties? Entenda o que é e como funciona a ProSaúde!

Um dos maiores motivos de desistência de diversas pessoas investirem no setor de franquias é a cobrança de royalties. Esse custo delimita boa parte do investimento e coloca o negócio em um patamar abaixo do que você alcançar. Por isso, diversos empreendedores apostam em modelos de negócio como a ProSaúde: redes de loja que garantem aos empreendedores um modelo de negócio lucrativo e seguro!

Com um sistema já consolidado no mercado, as franquias se encaixam em uma das primeiras opções para abrir uma loja. Porém, esse modelo de negócio traz alguns encargos que podem prejudicar o seu lucro. 

Descubra neste artigo, como os royalties funcionam e conheça o modelo de de rede lojas da ProSaúde, uma alternativa que foge à esse padrão! 

O que são royalties? 

O conceito de royaltie está dentro da Lei de Franquia, lei federal nº Lei 8.955/94. A norma classifica o custo como uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. 

Na prática, os royalties são um pagamento com custo e periodicidade definidos pela franqueadora, pelo uso da marca e meios de operação padronizados dela. Ou seja, em palavras simples, é como se fosse um aluguel, que deve ser pago para o seu negócio operar dentro de uma rede já estabelecida.

Apesar de a lei existir, definindo o pagamento constante de um valor estabelecido pela franqueadora, a jurisdição não implica de que forma serão cobrados. Mais uma vez, o seu negócio fica sujeito às imposições da franqueadora, que estabelece os royalties aos seus próprios critérios. 

Por que os royalties não são bem vistos por investidores? 

Apesar de a cobrança de royalties não ser obrigatória por lei, a maioria dos negócios que adota esse modelo realiza essa prática. Isso é aceitável dentro do contexto que o franqueador deve ter o seu lucro, já que “empresta” a sua estrutura, know-how e nome já consolidados ao franqueado. 

Contudo, o pagamento dessa taxa pode onerar o lucro de uma franquia. Principalmente quando se trata de negócios menores, em que o empresário não conta com muito capital de giro para investir logo no início. Mesmo assim, tem de pagar um valor estipulado pela franqueadora.

É importante também frisar que o pagamento de royalties deve ser muito bem esclarecido no contrato. O royaltie, apesar de se encaixar no que podemos chamar de taxa, não é a taxa mensal da franquia, que também é outro encargo do modelo. 

Por isso, a desatenção por parte de investidores ou mesmo desconhecimento sobre esse item, faz com que a pessoa possa pagar por algo além do que deveria. 

Ainda, se caso a franqueadora usa de má fé e faz um contrato que dê a entender que o royaltie é cobrado adequadamente, mas não é, a franquia terá sérios prejuízos. 

Qual é um outro modelo de negócio diferente das franquias? 

O modelo que se difere das franquias é o se uso de licença de marca, que oferece amplas vantagens ao licenciado.

Esse padrão concede permissão ao licenciado, para que ele venda produtos já reconhecidos e estabelecidos no mercado. Tudo sob o pagamento de pequenas porcentagens em cima dos produtos. 

Ainda, uma loja licenciada pode trabalhar com outras marcas no mesmo estabelecimento. Por esse motivo, o comércio acaba aumentando suas chances de faturar mais e atender diferentes públicos. 

Também, como um grande atrativo desse modelo, a licença de marca conta com o apoio e treinamentos da licenciadora, na gestão do negócio. 

Um dos motivos de reclamação que muitos investidores têm em relação a franquia, é a falta de apoio, que mesmo prevista em contrato, às vezes não é cumprida. Dada essa situação, os mesmos investidores veem na licença de marca, uma oportunidade que supre a prestação de suporte no negócio. 

Entre os benefícios de se fechar um negócio licenciado, também estão:

·         A liberdade de escolha do ponto;

·         A permissão para mudanças na estrutura física, bem como de softwares e outros recursos;

·         Permitir o abastecimento de estoque na frequência e variedade a critério do dono;

·         O pagamento de taxas pequenas sob cada produto;

·         Agregar produtos reconhecidos e com presença de marca, junto a demais itens comercializados.

Ou seja, o contrato licenciado é focado bastante em como vender mais e melhor tanto os produtos licenciados quanto outros que o investidor quiser.

Também, os preços que uma licenciadora trabalha geralmente são abaixo de valores pagos a franquias. Veja abaixo, o exemplo dos custos da ProSaúde:

Investimentos e retorno na ProSaúde

Como é feito o trabalho entre o licenciado e a ProSaúde? 

A rede de lojas da ProSaúde reúne todas as vantagens da licença de marca, já que opera nesse modelo de negócio, dentro do mercado de produtos naturais. 

Diferente de uma franquia de produtos naturais, em que o negócio fica condicionado a muitas regras da franqueadora, a autonomia empresarial é ponto alto desse modelo. 

Com isso, se você se atualiza e sempre busca novas ferramentas e recursos para implementar em sua loja, pode agregá-los sem restrições. Ponto muito oposto de uma franquia de produtos orgânicos e naturais. 

Ainda, como a ProSaúde está dentro de um mercado em ascensão contínua nos últimos anos, é mais um motivo perfeito para apostar nesse negócio. Aproveitar-se da licença de marca ajuda a compor um mix de produtos seleto e de alta qualidade, que a empresa carrega há mais de 14 anos. 

O apoio, treinamentos e suporte nas questões diárias que um comércio de produtos naturais exige, são supridos pela ProSaúde. Uma empresa que tem essa preocupação de ficar ao lado de seus licenciados e prestar esse serviço. Tudo para alavancar as lojas licenciadas e aumentar o lucro delas, não apenas visando sua lucratividade. 

A ProSaúde trabalha muito com o conceito de evolução humana e a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida. Tudo o que a maior parte dos consumidores ávidos por produtos naturais desejam quando buscam os produtos naturais que a ProSaúde comercializa. 

Benefícios não faltam quando você pensar em investir em uma rede consolidada de produtos naturais. A ProSaúde oferece a assessoria que você precisa para tirar a sua ideia de empreendimento do papel e transformar a sua vida e a de seus clientes, para muito melhor.

Conheça a rede de lojas da ProSaúde e descubra como você pode se tornar mais um empreendedor desse mercado gigante!