As melhores oportunidades de investimento no comércio em 2019

Abrir um comércio e ter um negócio próprio é o sonho de 77% dos brasileiros. Ter uma lanchonete, abrir uma loja de roupas ou de produtos naturais são apenas algumas das ideias para quem deseja investir em comércio, conquistar uma vida mais flexível e com novas oportunidades financeiras. No entanto, apesar do grande volume de informações disponível nos dias de hoje, muitas pessoas ainda temem dar o primeiro passo e iniciar essa jornada empreendedora devido à insegurança, principalmente pela falta de conhecimento técnico sobre administração.

Encontrar um negócio que faça os seus olhos brilharem, em uma área do seu interesse e que seja garantia de sucesso pode ser um desafio. Contudo, há algumas formas de entender se a sua ideia é uma boa oportunidade de investimento em comércio seguindo as tendências do mercado em 2019. 

Portanto, vamos abordar como encontrar as melhores ideias de investimentos da atualidade, para além de informações importantes sobre o contexto atual e as melhores formas de se tornar um empreendedor de sucesso.

Investir em comércio em 2019

Se você chegou até aqui, é sinal de que deseja abrir um negócio próprio, mas, como todo empreendedor de primeira viagem, está cheio de dúvidas em relação aos desafios que podem surgir. Empreender no Brasil não é uma tarefa simples, mas, com uma boa ideia, planejamento, conhecimento de mercado e suporte necessário, é totalmente viável alcançar uma vida de maior flexibilidade e realização dos sonhos. 

Invista em comércio
Foto: Unsplash

Investir em comércio está entre os maiores interesses daqueles que desejam empreender. A relação com o consumidor, o contato com novidades do mercado e o dinamismo do setor atraem mentes criativas e pessoas que desejam ir além das profissões mais tradicionais. O primeiro passo para quem deseja abrir negócio é buscar ideias que sejam interessantes e, ao mesmo tempo, viáveis para o mercado no qual está se planejando abrir o comércio.

Encontrando uma ideia

À primeira vista, encontrar uma ideia de negócio pode ser uma missão impossível. No entanto, o mercado está repleto de oportunidades e novidades a serem lançadas constantemente.O primeiro passo é iniciar uma pesquisa para entender o que os consumidores estão procurando e, consequentemente, requerendo por parte dos empreendedores. 

O site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é um excelente recurso para todos aqueles que desejam abrir um negócio próprio. No canal, é possível encontrar informações como quais são as ideias mais populares do momento até consultoria jurídica para o setor. E consultar as ideias que estão em voga é uma maneira interessante de descobrir possibilidades para o seu mercado, afinal, a tendência apresentada no site é resultado do que está acontecendo nas ruas e shoppings, revelando o comportamento do consumidor atual. Veja alguns exemplos apontados pelo Sebrae:

  • Loja virtual;
  • Distribuidora de bebidas;
  • Pet shop;
  • Refeições em marmita;
  • Loja de cosméticos e perfumarias;
  • Loja de produtos naturais.

Outra forma simples de buscar e validar as suas ideias para investir em comércio é usar o Google Trends. A ferramenta permite ver quais são os temas que estão em maior destaque em determinado período e região. Por exemplo, em uma busca sobre produtos naturais, podemos ver que de 2004 para 2019 o número de pesquisas sobre dietas diminuiu consideravelmente, enquanto a palavra “bem-estar” aparece como o tópico principal do assunto.

Isso nos ajuda a entender que as pessoas estão buscando uma vida mais saudável, sem focar em dietas, mas sim em uma boa alimentação e no consumo de produtos naturais. Assim, é possível entender que negócios relacionados ao universo do bem-estar têm um grande espaço para crescimento no mercado.

Investindo no mercado de produtos naturais

Durante muito tempo, as lojas de produtos saudáveis eram uma realidade apenas das capitais e grandes cidades do Brasil. No entanto, ao se revelar o quarto maior mercado de produtos naturais do mundo, fica claro que a tendência está chegando a todos os cantos do nosso país.

infográfico de investimento em produtos naturais do SEBRAE
Fonte: Sebrae

Cada vez mais, as cidades de pequeno e médio porte oferecem produtos, soluções e serviços antes disponíveis apenas nos grandes centros. As lojas de produtos naturais entram nesse espectro e atendem à demanda de todos os mercados, independente do tamanho das cidades e regiões. 

Como investir em comércio de produtos naturais

A pesquisa de mercado é o primeiro passo para aqueles que têm uma loja de produtos naturais como ideia de negócio. Entender quais são as oportunidades, pesquisar sobre o público em potencial e avaliar o ponto  da futura loja são alguns dos primeiros passos. 

É importante entender também quais são os recursos financeiros que você tem disponíveis para iniciar esse projeto comercial. Para muitas pessoas, o FGTS acumulado ao longo dos anos de trabalho com renda fixa é a melhor forma de começar o negócio. É natural sentir  insegurança nos primeiros momentos, ao pensar em onde investir o FGTS. Mais uma vez, é importante levar em consideração a relevância do mercado. No Brasil, as lojas de produtos naturais têm crescido ano após ano, enfrentando a crise econômica de forma otimista. 

É importante também avaliar o modelo de negócio. Criar uma loja própria, buscando fornecedores independentes, ou encontrar uma franquia que atenda ao seu orçamento, demandas e plano de negócios? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre microempreendedores que pensam em investir economias em um negócio próprio. 

A resposta para tal questionamento vem com muita pesquisa e conhecimento sobre as suas possibilidades. Contar com uma franquia pode ser a melhor maneira para aqueles que vão ser donos do próprio negócio pela primeira vez. Mas é importante fazer uma busca aprofundada sobre o modelo de negócio da franquia. Por exemplo, entender quais são as exigências, flexibilidade, suporte, entre outros aspectos essenciais para o sucesso de qualquer negócio. 

ProSaúde: abra o seu negócio com segurança

Contar com o apoio de quem tem experiência, conhece o mercado e os produtos, além de saber como potencializar as vendas, é o suporte que todo microempreendedor busca na hora de abrir o próprio negócio. 

Alinhada com as tendências do mercado, a ProSaúde é uma boa opção de investimento rentável em curto prazo. A história da ProSaúde está totalmente relacionada à busca de soluções e alternativas mais saudáveis para a vida das pessoas. 

Com mais de 14 anos de história, a empresa se destaca pela inovação, responsabilidade social e compromisso com os clientes. Para aqueles que desejam investir em comércio, a rede tem um sistema fácil de trabalhar e, diferentemente de muitas franquias, oferece liberdade para que você trabalhe com o seu público e atenda às demandas da sua região. 

Suporte completo

Investir em uma franquia é uma das melhores maneiras de iniciar uma empresa, sem precisar se arriscar em criar uma nova marca e modelo de negócio. A rede ProSaúde oferece aos seus parceiros um suporte total desde a escolha do ponto da loja até a definição do mix de produtos.

Já imaginou começar a sua empresa com a segurança de que o ponto escolhido é promissor, entendendo as demandas do seu mercado e quais produtos oferecer? Essa tranquilidade e segurança é o que todo microempreendedor busca na hora de investir economias em um novo negócio. Além disso, existe também um suporte na seleção da equipe de vendas, no marketing e até mesmo na hora de realizar o primeiro pedido de produtos. 

Ao investir em uma loja da rede ProSaúde, o empreendedor contará também com uma série de treinamentos constantes não só relativos a temas de grande relevância para a administração do negócio, como também conhecimento em relação aos produtos, técnicas e novidades.

Neste vídeo, a Thaisa Piovesan, de Frederico, no Rio Grande do Sul, compartilha como foi a vivência de um treinamento na ProSaúde e tudo o que ela aprendeu para levar para a sua loja:

Como dissemos, as partilhas vão muito além da gestão de negócios e técnicas de vendas. Afinal, ao trabalhar com produtos naturais, é fundamental saber mais sobre terapias alternativas, medicina chinesa, receitas saudáveis e dicas de bem-estar que devem ser levadas para a realidade do seu negócio, atraindo novas pessoas e retendo a clientela fiel que já é apaixonada pela sua loja. 

Inicie já a sua jornada empreendedora com a ProSaúde.

Sentir insegurança é algo normal e comum para todas as pessoas que desejam investir em comércio. Afinal, muitas estão colocando todas as suas economias em jogo e sentem aquele medo de perder o controle das suas finanças.

De fato, a vida empreendedora está relacionada a tomar riscos. Contudo, é possível se arriscar de maneira segura e com o apoio de parceiros que desejam crescer com você. 

Portanto, para recapitularmos o que foi apresentado neste post, se você deseja criar o seu negócio, faça uma pesquisa de ideias interessantes e que estejam de acordo com a realidade do mercado. Avalie o mercado na sua cidade, visite possíveis pontos onde poderá ter uma loja e analise as suas potencialidades. 

Ao longo do post, abordamos o mercado de produtos naturais como uma grande oportunidade no Brasil. A ideia de investir em uma franquia é interessante para quem quer ter uma loja de produtos naturais, mas de maneira segura e com suporte de profissionais experientes.

Quer investir em comércio em 2019? Então descubra mais sobre a rede ProSaúde.